Biblifique

como usar

Desing Thinking aplicado a Bíblia
A ideia que mudou a maneira de pensar e descrever modelos de apresentação.
O Design thinking é uma daquelas ideias simples e inovadoras. Antes dele, era comum pedir aos estudantes que descrevessem suas ideias de planejamento em um documento de mais ou menos 40 páginas. Gastava-se horas e horas em pesquisa e redação de texto que resultava, quando bem sucedido, em uma bela obra extensa mas distante da prática. O texto, sendo uma linguagem verbal, instiga o nosso lado retórico e argumentativo.

 

O Design Thinking não é capaz de conter todo o otimismo de um estudioso com sua nova ideia. Mas sua metodologia visual, baseada no preenchimento do que é essencial, e que elimina toda a retórica do processo, tem a capacidade de tornar a modelagem de estudos bíblicos mais tangível e realista, além de muito, mas muito mais rápida!

 

Como o Biblifique funciona?
A ideia é que o seu modelo de estudos seja dividido em campos, que fazem parte de pilares essenciais e insubstituíveis:

Hábitos e rotinas, Planejamento, Personagens, Contexto, Exposição, Dicas e Metodologia.

 

Quanto mais você conhecer do texto bíblico, mais você será capaz de entregar valor para quem ouvirá. Uma dica é encontrar um nicho de de estudo para que possa gerenciar com as cartas.

 

Como preencher o Biblifique?
Utilize post-its coloridos para fazer as anotações necessárias, respondendo as perguntas acima sugeridas e/ou outras que você e sua equipe acharem importantes.

Cole os post-its preenchidos próximos às respectivas cartas.

Uma vez que você tenha preenchido todo o Estudo, você terá uma visão global do seu projeto e poderá fazer uma nova rodada de ajustes. Para isso, basta arrancar os post-its que você deseja eliminar e, se for o caso, substitua-o por outro post-it, com novas e melhores ideias.

 

Desta forma, fica fácil para você visualizar e modificar o seu modelo de estudos. É importante dizer que o processo é mais interessante (e mais criativo-produtivo) quando feito em equipe.

Quanto mais gente envolvida mais ideias e possibilidades para analisar e discutir cada um dos elementos e o resultado final pode ser ainda melhor.

RAFAEL DIEDRICH . CREATOR

Rafael Diedrich é um arquiteto do saber, produtor e artista dedicado à  educação e integração entre criatividade e espiritualidade no meio educacional. Formou-se presencialmente nas cinco melhores universidades do mundo, Harvard (storytelling), Stanford (design thinking) e MIT (gamefication) Oxford (Hebrew) Cambridge (Start-ups of the future),  Assistente Social e Teólogo por formação, cursou mestrado em Educação pela Universidad de la Empresa - Uruguai, e Doutorado em Teologia pelo Seminário Servo de Cristo. Fundou os festivais de arte e cultura Hype, Travel Conference, Love7 e Rock no Vale, além da metodologia infantil Turma da Bíblia. As viagens de Rafael o levaram a mais de 20 estados brasileiros, 103 países e 6 continentes incluindo Antártida, onde falou para mais de meio milhão de pessoas a partir de uma grande variedade de públicos, incluindo crianças, adolescentes, empreendedores, bancos, universidades, bases militares e conferências com foco em liderança, criatividade e cultura. Lançou o projeto musical Renasentido que repagina hinos do séc XVI em música eletrônica, alcançando mais de 3 milhões de plays. Autor dos livros Arquitetura da Educação e Crianças adultizadas geram adultos infantilizados que foram distribuídos em 12 países, e co autor do livro Cristianismo e Internet pela Box95. Casado com Lídia, vive em Alphaville, São Paulo, onde serve como reverendo na Igreja Presbiteriana em Alphaville.